Na última terça-feira (10), os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Nortear participaram de um aulão multidisciplinar sobre Coronavirus, H1N1 e Dengue.
A atividade, que englobou todas as disciplinas, propôs um trabalho integrado de vivências e a análise de informações atualizadas sobre o assunto.
Em geografia, por exemplo, segundo a professora Welida Benita, foram trabalhados os fluxos migratórios e as consequências do Coronavírus para os países de origem. “Também discutimos os impactos do surto na economia mundial e brasileira”, acrescenta.
Uma aula multidisciplinar, na opinião de Welida, é extremamente importante para que o aluno possa compreender um tema em sua totalidade e perceber quais são as implicações dentro de cada matéria. “Se eu trabalho um tema que é comum, em uma única oportunidade, mostrando uma visão da ciência, da biologia, da geografia, da matemática entre outras áreas, o aluno consegue interpretar e analisar uma situação, elaborando suas próprias hipóteses”, justifica.
A iniciativa foi mais do que aprovada pelos alunos. Para Guilherme Vieria, do 8º ano - Turno manhã, o aulão foi muito proveitoso. “Gostei muito. Não sabia algumas informações sobre o Coronavírus, mas depois de tirar dúvidas sobre os sintomas, fiquei mais tranquilo. Estou me sentindo mais preparado, mas vou tomar os cuidados necessários”, diz
Isabela Moreira, aluna do,9º ano - Turno manhã, também reafirma o conhecimento adquirido por meio da atividade. “Foi bom porque reuniu o conteúdo de várias disciplinas e despertou mais nosso interesse. Depois da aula, os alunos do sexto ao nono ano ainda se reuniram e, em grupos, produziram gráficos sobre Coronavírus e Dengue, além de uma redação e um gráfico sobre medidas preventivas”, relata.